segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PROFESSORES(AS) E AGENTES DE SAÚDE DISCUTEM DIVERSIDADE E GÊNERO

Professores(as) e técnicos(as) da educação, juntamente com agentes comunitários de saúde, participaram nos dias 30 e 31 de agosto, de 08h às12h no auditório do Bosque Rodrigues Alves em Belém (Pa), da formação sobre Gênero e Diversidade.



A atividade faz parte do Projeto “EDUCAÇÃO, SAÚDE E ADOLESCENTE: Integrando Saberes e Práticas no Fortalecimento do SPE” que visa trabalhar a redução da vulnerabilidade às DST, HIV e Aids, a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e o estímulo ao protagonismo de adolescentes e jovens.

Temas como diversidade sexual, relação de gênero foram abordados com os(as) participantes, oriundos(as) de 07 escolas e unidades de saúde de Belém, Ananindeua e Marituba, que estão inclusos no Projeto. A ação conta com a parceria do UNICEF, da SESPA e da SEDUC.

A técnica em educação da Escola Maria Luíza da Costa Rêgo, Sinara Bernardo, relata o quanto o tema ainda é complexo no espaço escolar. “Acho que é um tema áspero, a escola ainda tem muita dificuldade para discutir sore o assunto” comenta.

Helcimar Freitas, da UBS do Decouville em Marituba, destaca dentro das relações de gêneros no posto de saúde. “O homem só procura o serviço de saúde quando está doente ou sofre algum ferimento e na maioria das vezes, é a mulher que é responsável em marcar a consulta e acompanhá-lo” expõe.

O próximo módulo está agendado para 28 e 29 de setembro e o tema a ser abordado será direitos sexuais e reprodutivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário