quinta-feira, 17 de maio de 2012

CANTINHO DA PREVENÇÃO: Uma Jornada, Uma ideia, Uma Utopia Idealizada!

por Hugo Soares
Mural do Cantinho da Prevenção
Jovem Participante do Projeto J&P - Mural de Entrada do Cantinho da Prevenção

           Quando recebemos uma missão somos instigados ao mais fervoroso dos sentimentos. O prazer pelo desafio ao sucesso! Desafio? Sim! Foi o que recebemos como missão no primeiro encontro de Jovens do Laço Sul Sul¹ (Lazo Sur Sur - Jóven) em julho de 2010 quando apostaram em nós para discutir, analisar e aplicar estratégias de ações que viriam gerar reflexão e dialogo entre adolescentes e jovens dos países que compõe esta cooperação, espelhando á diminuição da infecção pelo vírus HIV nestas nações. 
            No Brasil, até por causa de sua extensão territorial, fomos três, os jovens desafiados pelo UNICEF. Destacando uma representação para os Grandes Centros Urbanos, Semiárido Brasileiro e a Amazônia Brasileira. Justamente essa ultima, ficou em nossa incumbência, aliás, tão difícil quanto prazeroso, pois lidar com a diversidade entre povos distintos de uma mesma região, é o que nos moveu á saltos quase utópicos.
¹ .

       Porém nossa “utopia” se materializava a cada passo que dávamos em busca de parcerias por essa imensa região. Em nosso retorno a base, o estado do Pará, iniciamos uma grande busca entre reuniões e informais conversas. O programa SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas) 
de alguma forma poderia ser potencializado por nossa experiência, foi assim que a maturação de ideias foi passando do Grupo Gestor Estadual desse programa, ao grande corpo de idealizadores da Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia (SODIREITOS), sendo os articuladores do UNICEF – Belém, os grandes “linkadores” dessa organização com o público jovem da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV e Aids no Pará, chamados JOVENS + PARÁ, assim nascendo uma grande parceria, que por sua vez potencializara nosso trabalho como representante Amazônico da Cooperação LSS – Jovem.

            O Cantinho da Prevenção entregue nesse dia 04 de abril de 2012 é o primeiro passo para a disseminação de todo o contexto desafiador que nos envolveu para um projeto Amazônico em defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV e Aids e no combate a novas infecções, vendo que a escola é a grande “fábrica” de seres pensantes e que poderão ser inovadores sociais, olhando o mundo além dos preconceitos através de um dialogo continuo entre seus pares.

            Nossa jornada, intitulada Juventude & Prevenção, foi iniciada em agosto de 2011 com a primeira capacitação de profissionais de sete escolas e sete unidades básicas de saúde da região metropolitana de Belém, previamente convidadas a participarem dessa iniciativa, já que é de essencial importância o envolvimento sem vista obrigatória. Programando assim, quatro capacitações onde envolvemos sexualidade, prevenção ás DST sendo contextualizadas todas suas rejeições através da sociedade.
       Assim como esses profissionais, os alunos de uma turma de cada escola foram convidados a participar das mesmas capacitações, porém com outro formato, onde puderam dialogar e refletir a cerca do que era repassado, além desses, alunos de uma escola seriam propulsores do grande mote desse projeto, o Cantinho da Prevenção. Eis que aparece nossa primeira dificuldade! Reconhecer uma escola que comportaria espaço físico para esta “criação”.
            Logo a escola Maria Luiza, no bairro do Bengui em Belém, se fez interessada em receber este espaço, já que contaria com uma vacância em sua estrutura física, além de ver com bons olhos nossa iniciativa.

            Nossa programação preveria sua entrega e finalização das capacitações para meados do mês de dezembro do mesmo ano de iniciação do projeto, porém em meio nossa jornada, contamos com uma duradora greve dos profissionais da educação, fazendo com que mudássemos nosso cronograma. Por isso nossa incursão ao primeiro trimestre do ano de 2012.
            Enfim, idealizamos a entrega deste espaço, como o momento de finalização destas capacitações, com as respectivas entregas de certificações, contudo não se converterá no marco para o fim de nossa intervenção no meio Saúde e Educação. Poucos, mas pomposos! Atenderam nosso chamado e foram conhecer o espaço que estava sendo entregue, não somente á escola, mas a toda comunidade que á circunda.
            Em mãos pintadas, estampadas na parede, deram a imagem do trabalho coletivo que fizeram a construção do espaço (UNICEF, SEDUC, SESPA, SESAU – Ananindeua, SESAU - Marituba), afirmando em assinantes escritas o compromisso de todos (as) em levar adiante essa ideia e funcionaliza-la, para que de fato não se perca em um momento solene. Tendo em vista, que cada escola participante, compôs um projeto repleto de ações, que agora é nos incumbido avaliar e acompanhar seu desenvolvimento.

            Sendo assim, o que poderia parecer à finalização de um processo, na entrega de um espaço glorioso de livros, vídeos e recursos multimídia, na verdade, se configura na germinação de uma semente plantada por SODIREITOS, JOVENS + PARÁ e LSS – Jovem, no meio da Amazônia Brasileira, e que só poderá ser levadas a outras localidades, se as andorinhas sociais transportarem, através de incentivos, essa esplendorosa iniciativa em meio a tropical floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário