quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PROJETO JUVENTUDE E PREVENÇÃO NA LUTA CONTRA A AIDS

Projeto realizado pela ONG Sodireitos e Rede de Jovens Vivendo com HIV/Aids - Jovens + Pará, em parceria com UNICEF, realiza atividades preventivas e de incentivo ao teste para o HIV.

Com atenção a taxa de incidência de AIDS e ao crescimento do número de infectados(as) pelo HIV entre adolescentes e jovens, apresentados pelo boletim epidemiológico do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia – Sodireitos e a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV – Jovens + Pará realizaram ações pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids – 1º de dezembro.

As atividades aconteceram nos dias 30/11 na Escola Santa Tereza D’ávila, 01/12 na Escola Joaquim Viana e no dia 06/12 na Escola Maria Luíza da Costa Rêgo. Durante as rodas de conversa, os(as) alunos(as) foram convidados(as) a falar espontaneamente o que lhes vinham a cabeça ao ouvir a palavra AIDS. A partir do que foi partilhado, os(as) facilitadores(as) foram tratando do assunto.

Em seguida, os(as) presentes participaram de uma dinâmica, onde foi dado três bombons de diferenciadas cores. Eles tinham que imaginar que estavam em uma festa e trocar entre si estes bombons. No final, o(a) facilitador(a) explicou que cada cor de bombom representava alguém com HIV, outro com DST e outro sem nenhuma das doenças anteriores. Com isso, buscou-se trabalhar as questões de vulnerabilidade.

Estudantes da Escola Santa Tereza D'Ávila em Marituba
Após algumas perguntas que foram surgindo no decorrer do debate sobre transmissão e tratamento ao HIV, os(as) estudantes organizaram-se em grupo e produziram alguns cartazes que foram fixados para sensibilização da comunidade escolar. Além disso, foram tiradas algumas dúvidas a cerca do uso do preservativo masculino e feminino, com a participação dos(as) próprios participantes.

As atividades fazem parte do “Projeto Juventude e Prevenção” que tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis, a AIDS e a gravidez não planejada no ambiente escolar, através de atividades formativas com profissionais da educação, agentes de saúde e estudantes da rede pública de ensino. A iniciativa também busca fortalecer e ampliar o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) dos Ministérios da Saúde e da Educação, integrando o Grupo Gestor Estadual (GGE), a Sodireitos e a RNAJVHA – Jovens + Pará, tem contribuído com as ações de implantação e monitoramento nos municípios do estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário