terça-feira, 1 de novembro de 2011

JUVENTUDE E PREVENÇÃO RUMO AO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Foto: Rai Pontes (ASCOM/SEDUC)
Com o tema “Protagonismo Juvenil e Prevenção às DST, HIV e Aids”, ocorreu dia 27 de outubro, o 3º módulo do Juventude e Prevenção. A atividade foi integrada a Mobilização Nacional dos Professores para o Dia Mundial de Luta contra a Aids (01 de dezembro) e contou com a presença de profissionais da educação e da saúde da Região Metropolitana de Belém.
Suelem Pinho da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) destaca que esta mobilização tem por objetivo “contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral do estudante, proporcionando à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação para o enfrentamento das vulnerabilidades”. “Cada vez mais o MEC desenvolve políticas educacionais que deem a devida ênfase à promoção dos direitos humanos, pois estas possuem potencial transformador que ultrapassa os limites da escola” acrescenta.

Durante a programação os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Silvana Ramalho, professora da Escola Oneide Sousa Tavares em Ananindeua, relata a necessidade destas informações chegarem até os/as responsáveis legais dos(as) estudantes. “É um tema atual que precisa de suporte para atingir principalmente a comunidade” comenta. 

Na atividade, os(as) participantes trocaram informações a cerca do fortalecimento protagonismo de adolescentes e jovens no ambiente escolar, através da metodologia de educação entre pares para prevenção as DST e ao HIV e combate a discriminação. Para isto, foi utilizado o kit “Eu preciso fazer o teste de Aids?”, além de outras dinâmicas lúdicas e de verbalização. No encerramento, além do indicativo de planejamento das atividades a serem realizadas nas escolas, cada participante recebeu subsídios que os(as) ajudaram a dinamizar ações de prevenção com os(as) estudantes.

No próximo módulo, professores(as) e agentes de saúde estarão junto com os(as) estudantes para construir propostas para o projeto político pedagógico das escolas, a fim de envolver toda comunidade escolar na promoção de ações em saúde sexual e saúde reprodutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário