sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TEMA GERA REFLEXÕES E DEBATES

Respeito, solidariedade, amor, liberdade... são algumas palavras elencadas pelos(as) profissionais da saúde e da educação, durante a técnica inicial do 2º módulo do projeto Juventude e Prevenção. A atividade aconteceu na manhã dos dias 28 e 29 de setembro, na Escola de Governo e teve como tema “Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos”.

As facilitadoras Danielle Figueiredo e Luzimary Leão, integrantes da Sodireitos, trocaram informações a cerca de gravidez na adolescência, diversidade sexual, promoção da saúde sexual e reprodutiva, dentre outros.

De acordo com os(as) participantes, não há informações suficientes nas escolas, nem anticoncepcionais nos postos de saúde para que as jovens não engravidem. Segundo eles(as), há também uma grande dificuldade em abordar assuntos relacionados ao tema, que vai desde o receio de sofrer ações administrativas até mesmo o medo de alguma ação judicial.

Danielle Figueiredo partilha um pouco sobre o desafio de tratar sobre Direitos Sexuais na Amazônia: “Se fosse escolher uma palavra para avaliar sobre a oficina direitos sexuais para educadores(as) e agentes de saúde, diria desafio. Desafio, porque nos coloca na posição de problematizar concepções estabelecidas, naturalizadas e hierarquizadas sobre a sexualidade, que por sua vez, também nos remete a refletir como podemos contribuir para que estes(as) sujeitos(as) se tornem agentes multiplicadores(as) de concepções tão caras a nós todos(as), afim de reduzir as desigualdades e promover direitos para sujeitos(as) historicamente excluídos(as)”.

O próximo módulo acontecerá em novembro com o tema: DST / Aids: Prevenção, Estigmas e Tratamento, e Protagonismo Juvenil.

 
  

Um comentário:

  1. Foram dois dias de atividades e diálogos que nos trouxeram a reflexão sobre assuntos que envolvem nossos dias enquanto cidadão e educador. A equipe trabalha com muito cuidado os valores que cada um trás consigo e nos mostra como trabalhar estes mesmos valores em nossas atuações enquanto educadores.

    ResponderExcluir